Comunicado importante

Por Redação em 15/08/2022 às 12:07:06

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Dourados, por meio da Vigilância Epidemiológica, que é o órgão municipal vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, que tem por incumbência principal, a vigilância das doenças de notificação compulsória, bem como análise das estatísticas vitais do município (óbitos e nascimentos), informa que em relação à Monkeypox, no momento temos 01 caso confirmado, 01 descartado e 02 em investigação.


Não temos conhecimento de nenhum paciente de Dourados internado por essa doença até o momento. Todos os casos leves podem ficar isolados em casa e deverão ser monitorados por pelo menos 21 dias, a partir da data dos primeiros sintomas, ou até remissão completa da doença (desaparecimento das lesões). Os contatos dos casos confirmados também serão monitorados por 21 dias.


O caso que foi confirmado em Dourados, trata-se de um rapaz de 27 anos, com histórico de viagem para o Paraguai, que teve início dos sintomas no dia 27/07/2022, foi notificado e coletado exames no dia 01/08/2022, onde houve a confirmação no dia 12/08/2022. Todos os seus contatos estão sendo monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município e até o momento nenhum deles apresentou sintomas.


O paciente está evoluindo bem e ficará isolado até involução completa da doença. Os profissionais de saúde de toda a rede estão sendo orientados sobre as condutas necessárias diante de um caso suspeito. Estamos replicando as informações contidas nos Informativos e Notas Técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, com o trabalho contínuo do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) Dourados, integrado ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica.


Orientamos que toda pessoa que apresentar sintomas (lesões nas mucosas, erupção cutânea, única ou múltiplas, principalmente em região oral, anal e/ou genital) deve procurar uma unidade de saúde mais próxima para consulta médica, diagnóstico, cuidados e orientações necessárias. Se for em dias e horários em que as unidades de Atenção Primária não estão atendendo, devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Por Assessoria.

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos