Programa "Sorrisos Dourados" começa com Odonto Móvel no Jardim Novo Horizonte

Por Redação em 26/10/2023 às 12:04:38

(Foto: Assecom)

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana o programa "Sorrisos Dourados", que leva atendimento odontológico de odontopediatria aos bairros do município. O Odonto Móvel estará nas Unidades Básicas de Saúde de cada região, seguindo uma programação prévia que começa no Jardim Novo Horizonte.

A equipe de Saúde Bucal que faz os atendimentos é composta por cirurgião-dentista odontopediatra e auxiliar em saúde bucal. A agenda é feita em conjunto com os profissionais da UBS, em especial os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Segundo o prefeito Alan Guedes, a unidade é um exemplo de como as políticas públicas de saúde podem ser adaptadas para atender às necessidades específicas da população. "Nossa intenção é sempre buscar alternativas que facilitem o acesso da população à saúde. Com esse equipamento, vamos melhorar o atendimento preventivo, principalmente das crianças".

O programa tem objetivo de facilitar o acesso a esses cuidados, principalmente as crianças de famílias mais vulneráveis. "Queremos alcançar as crianças que tenham necessidade de cuidado em saúde bucal e que, por fatores socioeconômicos e geográficos, estejam com esse acesso dificultado ou prejudicado. Nem todos que precisam do cuidado podem ir até onde estamos, assim, nós levaremos o cuidado até onde estão essas pessoas, garantindo o acesso à saúde, como preconiza o SUS", afirma Elza Irala Gonzalez, apoiadora técnica do Núcleo de Atenção à Saúde Bucal.

Nesta primeira semana, o Odonto Móvel está na UBS no Jardim Novo Horizonte, com programação sendo cumprida à risca. "Os agentes comunitários identificam as crianças que precisam do atendimento e nos auxiliam na montagem na agenda que, inclusive, prevê datas para retorno desses pacientes quando há essa necessidade", completa Elza.

Na próxima terça-feira (31), o Odonto Móvel inicia uma série de atendimentos na UBS do Jóquei Clube e seguirá durante o mês de novembro atendendo essas duas regiões.


Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos