Em apoio aos suinocultores de Itaporã e região Renato Câmara reivindica ao Estado a doação de um caminhão

Por Redação em 10/11/2023 às 10:26:40

(Foto: Ilustrativa/Internet)

Para atender demanda do setor da suinocultura, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Renato Câmara (MDB), está solicitando ao Governo do Estado a doação de um caminhão tanque 4x4, com capacidade para 12 mil litros, para ser utilizado na distribuição de dejetos suínos. A reivindicação atende aos pequenos agricultores da Associação dos Suinocultores do Município de Itaporã e Região.

"Este é um pleito encaminhado ao nosso mandato pela Associação dos Suinocultores do Município de Itaporã e Região (ASSUITA), através do Oficio nº 06/2023, onde foi solicitado a doação deste caminhão tanque 4x4 que será destinado exclusivamente para a aspersão de dejetos suínos. Por isso, fizemos esta Indicação ao governador do Estado Eduardo Riedel e ao diretor-presidente da AGRAER, Washington Willeman de Souza", confirmou o parlamentar.

Renato Câmara é o coordenador da Frente Parlamentar de Desenvolvimento da Suinocultura na ALEMS e, ao justificar sua Indicação, disse que este veículo será um recurso fundamental para atender aos pequenos agricultores vinculados à ASSUITA, permitindo-lhes utilizar os dejetos como fertilizante de forma segura e eficaz, contribuindo para uma agricultura mais produtiva e sustentável.

"A região da Grande Dourados, reconhecidamente estratégica para a agropecuária do Estado do Mato Grosso do Sul e do Brasil, destaca-se pela sua crescente produção na suinocultura. Esta atividade, no entanto, traz consigo o desafio do manejo adequado dos dejetos dos animais, que, se mal administrados, podem resultar em significativos problemas ambientais, afetando a qualidade do solo e das águas. A ASSUITA, entidade que congrega 55 produtores associados, trabalha diligentemente na gestão deste subproduto, essencial para evitar a contaminação do solo e das águas e para promover a fertilidade das terras cultiváveis", destaca o Deputado do Agro.

Ao dar ainda mais sustentação à sua reivindicação, Renato Câmara afirmou que a efetivação de um manejo sustentável dos dejetos é severamente obstaculizada pela falta de equipamentos adequados, especialmente para a sua distribuição como fertilizante natural. "Assim sendo, é de suma importância o apoio do Governo do Estado para a doação de um caminhão tanque 4x4, com capacidade para 12 mil litros, que possibilite a distribuição ambientalmente correta dos dejetos, beneficiando assim a agricultura das pequenas propriedades rurais".

(Roney Minella - Assessoria Parlamentar)

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos