Barbosinha homenageia Padre Micael com entrega de Título de Cidadão sul-mato-grossense

Por Redação em 06/02/2023 às 10:15:43

(Foto: Assessoria)

A sexta-feira (3) foi especial e serviu para celebrar um marco na vida do padre Micael Carlos Andrejzwski. Ao completar 22 anos de sua primeira chegada ao Estado de Mato Grosso do Sul, recebeu das mãos do vice-governador Barbosinha o Título de Cidadão Sul-mato-grossense. A honraria foi concedida no final do ano passado, quando Barbosinha ainda ocupava o cargo de deputado estadual e oficialmente entregue em cerimônia realizada hoje no Receptivo do Governo do Estado.

O vice-governador disse ser motivo de grande alegria para ele e toda Assembleia Legislativa homenagear uma figura tão expressiva para o Mato Grosso do Sul. "Para mim é motivo de orgulho entregar este Título ao amigo padre Micael. Essa é uma homenagem a todos os sul-mato-grossenses e uma forma de acolhê-lo como filho dessa terra e retribuir um pouco do que ele tem feito pelas pessoas do nosso Estado", ressaltou.

Barbosinha ainda destacou o papel do padre Micael nas comunidades em que passou e por ter sido, não somente um homem que tem levado a palavra de Deus e cuidado dos mais necessitados, mas um grande divulgador da cultura, da beleza sul-mato-grossense, do Pantanal, das riquezas e potencialidades turísticas e econômicas do Estado.

O padre Micael atualmente é encarregado de negócios da Nunciatura Apostólica da Santa Sé - Embaixada do Estado do Vaticano no Senegal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e na Mauritânia.

Lisonjeado, o padre disse que depois de ter passado muitos anos fora do Brasil, se orgulha em ver a unidade política do Mato Grosso do Sul. De ver pessoas de partidos opostos trabalhando pelo bem comum das pessoas. Para ele, o objetivo do sacerdócio se assemelha aos objetivos dos políticos.

"Estamos trabalhando pelo bem comum. Se o Estado está bem, a igreja está bem, o povo está bem. Que a felicidade e a prosperidade reinem no coração de todas as pessoas. Diante de tantas dificuldades que vemos no mundo, no Brasil, esse Estado é privilegiado. Mesmo estando seis anos fora do nosso país me recordo diariamente, em minhas orações matinais ou conversas com as pessoas, o que o Mato Grosso do Sul representa", ressaltou o padre ao confessar. "Ser cidadão sul-mato-grossense é um título que carregarei, de agora em diante, dentro do meu coração".

Ao lembrar da chegada do padre Micael em Coxim, o prefeito Edilson Magro disse que ele revolucionou a igreja e o social no município. "Trabalhou muito pela nossa população. Ele visitava todos os segmentos da sociedade, todos os locais levando uma palavra de fé. Vimos ele sair de Coxim para o mundo, ir para a Itália, para o Senegal e ajudar quem mais precisa. Agradecemos ao Barbosinha por ter concedido esse Título ao padre Micael que tanto fez por Coxim, por Mato Grosso do Sul e pelo Brasil", ressaltou o prefeito.

O deputado estadual Junior Mocchi, que foi prefeito de Coxim e acompanhou o trabalho do padre Micael na cidade por muitos anos, fez questão de prestigiar a entrega do Título.

"Padre Micael é um agregador. Ele consegue trazer para igreja a juventude, estar sintonizado com a vontade da população, além de ser uma grande liderança religiosa, é também uma liderança dentro da comunidade. Com credibilidade construiu dentro de Coxim uma grande história e nos orgulha no mundo todo", afirmou o deputado. O ex-governador André Puccinelli evocou as bênçãos de Deus na vida do padre e da população sul-mato-grossense ao acompanhar a entrega.

Após a cerimônia, o vice-governador Barbosinha fez questão de levar o padre Micael para visitar o governador Eduardo Riedel, na governadoria, para receber os parabéns do chefe do Executivo Estadual.

Currículo do padre Micael

Natural do Rio Grande do Sul, o padre Micael é formado em turismo pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP (2006). Pós-graduado em Cultura e Meios de Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUC-SP (2008). É Bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico João Paulo II - filiado a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: PUC-SP (2008). Reconheceu a faculdade de Teologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul: UFRGS (2014). É mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense: PUL-ROMA (2020). É Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense: PULROMA (2021). Foi responsável da Paroquial da Catedral São José da Cidade de Coxim-MS nos anos de 2010 a 2017. Assistente do Sínodo da Amazônia: "Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral" (Vaticano, 6 a 27 de outubro de 2019). Membro nomeado pelo Vaticano para participar do 9º Fórum Mundial da Ãgua de Dakar (Senegal), realizado nos dias 21 a 26 de março de 2022.

Por Assessoria.

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos