Ministério da Saúde recomenda dose de reforço contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Por Redação em 06/01/2023 às 10:45:19

(Foto: Agência Brasil)

A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) recebeu nesta quarta-feira (4) nota técnica do Ministério da Saúde recomendando aplicação de dose de reforço da vacina contra a covid-19 para crianças com idade entre 5 e 11 anos. Segundo a pasta, a orientação considera estudos científicos que apontam aumento da proteção com a dose complementar.

De acordo com o comunicado, o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço deve ser de, pelo menos, quatro meses. De acordo com a publicação, a imunização complementar, no caso de crianças que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da CoronaVac, deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer.

"Para a análise da recomendação de dose de reforço para esse público, entre outros critérios, foi observado o aumento dos níveis de anticorpos depois da aplicação da dose complementar. No estudo clínico, as crianças avaliadas apresentaram aumento de seis vezes no número de anticorpos após a dose de reforço", informou o ministério.

Espera de doses

Segundo Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização, a orientação já foi repassada às Unidades de Saúde de Dourados, mas o início do procedimento será apenas quando novos lotes do imunizante pediátrico da Pfizer forem entregues pelo Ministério da Saúde. "Aplicamos todas as doses que tínhamos disponíveis de vacinas para crianças entre 5 e 11 anos e, ainda em novembro, comunicamos o Ministério da Saúde sobre o estoque que estava no fim, porém, ainda não recebemos mais vacinas, o que acredito que aconteça em breve", disse.

Ômicron

Em outra subanálise, o reforço da vacina da Pfizer se mostrou eficaz também contra a variante Ômicron, com aumento de 36 vezes na produção de anticorpos na faixa etária dos 5 aos 11 anos de idade.

"Esses resultados mostram a importância de completar o ciclo vacinal contra a covid-19, para garantir que os imunizantes atinjam a eficácia completa e protejam contra casos graves e mortes pela doença. Mesmo quem perdeu o prazo recomendado deve procurar um posto de vacinação", reforçou o ministério.

A pasta também recomenda a administração simultânea de vacinas contra a covid-19 com outros imunizantes do calendário vacinal infantil.

Horários

Nas Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis vacinas contra a Covid-19 para todos os demais públicos, além de outras que estão incluídas no PNI (Programa Nacional de Imunizações). O horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Na Sala de Vacinação do PAM são oferecidas apenas vacinas contra a Covid-19. O horário de funcionamento é das 14h às 19h, de segunda à sexta-feira. Aos sábados, o funcionamento é entre 8h e 13h.

Por Assessoria.

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos