Vacinação contra covid-19 segue disponível em todas Unidades de Saúde de Dourados

Por Redação em 06/12/2022 às 11:22:14

Foto: Divulgação

Enquanto dados mostram aumento no número de casos de covid-19, a vacinação segue como a melhor opção de proteção contra a doença, além de se manter cuidados sanitários e distanciamento social, quando possível.

Para atender a necessidade de melhorar a cobertura vacinal contra a doença e atualizar o calendário vacinal das pessoas, o Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) está abastecendo todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, na área urbana e distritos, com doses de imunizantes disponíveis.

A única exceção é a vacina Pfizer Baby, para crianças entre seis meses até três anos, que segue sendo aplicada apenas na Sala de Vacinação do PAM, agora também para os pequenos sem comorbidades.

De acordo com orientação do Ministério da Saúde, todas as pessoas acima de 35 anos podem tomar a segunda dose de reforço, desde que a terceira dose tenha sido aplicada há, pelo menos, quatro meses. "Nós seguimos essa orientação de acordo com o nosso estoque e precisamos fazer essa gestão de doses para que possamos atender da melhor maneira as pessoas que buscam proteção", explica o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques.

O especialista aponta a necessidade melhorar a cobertura vacinal das crianças e atualização do calendário dos adultos como a melhor maneira de controlar o avanço da doença em Dourados. "Desde o início da vacinação, conseguimos atingir bons índices em quase todos os públicos e precisamos manter isso. A ideia é que os pais possam levar os seus filhos para vacinação e aproveitem para se protegerem contra a covid-19", disse.

Além da Sala de Vacinação do PAM, as UBSs de todo o município oferecem imunizantes de segunda à sexta-feira. Acompanhe a tabela e atualize a carteira de vacinação, respeitando os intervalos entre as doses conforme calendário e laboratório.

Vacinas disponíveis nas UBSs:

Crianças de 3 anos e 4 anos – 1ª / 2ª doses;

Crianças de 5 anos a 11 anos – 1ª / 2ª doses;

Adolescentes de 12 anos a 17 anos – 1ª / 2ª doses e dose de reforço;

Adultos de 18 anos a 34 anos – 1ª / 2ª doses e dose de reforço;

Adultos de 35 anos acima – 1ª / 2ª doses e 1ª e 2ª doses de reforço;

Por Assessoria.

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos