Lia Nogueira denuncia falha em escala de plantão na UPA e caso vai parar na polícia

Por Redação em 06/04/2021 às 11:46:19

(Foto: Cido Frota)

A vereadora Lia Nogueira(PP), por meio de requerimento enviado à dire√ß√£o da Funsaud(Funda√ß√£o de Saúde de Dourados) e à Secretaria Municipal de Saúde, denunciou falha na elabora√ß√£o da escala de plantonista da UPA. De acordo com relato da vereadora, a escala que normalmente é feita com ao menos um m√™s de anteced√™ncia, n√£o previa médico plantonista para atender aos pacientes da unidade no último domingo, dia 04 de abril.

Logo após feriado e num plant√£o de domingo normalmente movimentado, n√£o havia um médico sequer no plant√£o. Coube ao médico e vereador, Diogo Castilho(DEM), em vistoria in loco à UPA, assumir de forma volunt√°ria e sem ser de sua compet√™ncia assumir o atendimento. "A atitude do nobre colega foi louv√°vel e de compromisso com a popula√ß√£o, mas n√£o se pode admitir uma falha, ou quem sabe até uma neglig√™ncia como esta na UPA. A unidade de portas abertas é uma das principais refer√™ncias no atendimento aos pacientes do SUS(Sistema Único de Saúde) no município", alertou Lia.

Com a denúncia da vereadora apresentada na sess√£o desta segunda-feira(05), o caso da falta de escala de plantonista na UPA no domingo, acabou por virar caso de polícia. Representante da dire√ß√£o da unidade de saúde gerenciada pela Funsaud, registrou boletim de ocorr√™ncia na Polícia Civil cobrando explica√ß√Ķes do médico encarregado de elaborar a escala. O profissional de saúde denunciado pela dire√ß√£o da UPA, alegou ter pedido exonera√ß√£o do cargo no dia 22 de mar√ßo, o que conforme a dire√ß√£o da UPA, n√£o justifica a falha, ou omiss√£o.

Conforme apurado pela vereadora respons√°vel em trazer o problema à tona, as "brechas" nas escalas de plantonistas da UPA ocorrem com frequ√™ncia, mas a partir de agora, medidas de fato ser√£o tomadas. " Se houve ou n√£o neglig√™ncia do médico respons√°vel pela escala, n√£o sou eu quem tenho de responder, mas sim a dire√ß√£o da UPA e a própria administra√ß√£o municipal. Cumpri com a minha miss√£o de fiscalizar o atendimento prestado aos que dependem do SUS em Dourados", pontuou a parlamentar.

Lia Nogueira esclareceu também que agora h√° um processo investigativo em andamento. "Provocamos os respons√°veis pelas falhas na falta de plantonistas na UPA, o que é inconcebível. O usu√°rio do SUS n√£o deve ser penalizado por erros, falhas, omiss√£o ou mesmo neglig√™ncia. O que se espera agora é que haja solu√ß√£o para o problema das escalas de plantonistas na UPA e se houve culpa de quem quer que seja, que este seja responda no rigor da lei", ressaltou a vereadora.

Por Assessoria.

Comunicar erro
Anuncie

Coment√°rios

Liziane Matos