Polícia Penal de MS recebe reforço na Capital e interior com 20 novas viaturas

Por Redação em 02/02/2023 às 11:18:38

(Foto: Agepen)

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) repassou à Polícia Penal 20 viaturas operacionais zero km destinadas pelo Governo de Mato Grosso do Sul para o fortalecimento dos trabalhos feitos pela instituição no Estado. A entrega foi feito na tarde da quarta-feira (1º) pelas autoridades.

As caminhonetes Mitsubishi modelo L200 Triton, a diesel e com câmbio automático, são adaptadas com equipamentos fundamentais no trabalho policial, como giroflex, radiocomunicador, suporte para armamentos longos e compartimento-cela no porta-malas.

Os veículos serão utilizadas nas escoltas de presos e proporcionarão mais agilidade ao serviço, além de economia no consumo de combustível. Os veículos integram a frota entregue às forças de policiais do Estado pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) no final do ano passado.

Agora, eles são distribuídos pela agência penitenciária aos serviços especializados após a conclusão dos trâmites burocráticos necessários. Para aquisição das caminhonetes destinadas à Polícia Penal, foram investidos R$ 4,57 milhões.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, as novas viaturas são reflexo da importância do trabalho desempenhado pela Polícia Penal e o espaço que vem sendo conquistado na segurança pública, com reconhecimento por parte do Governo.

Durante a solenidade de entrega das chaves, na sede da agência penitenciária, Aud ressaltou que recentemente a instituição recebeu outros 27 veículos, modelo Renault Sandero, que estão em uso em diversas unidades para serviços administrativos.

Além disso, há projeto junto à Secretaria Nacional de Política Penais para a aquisição de mais 25 caminhonetes. "Estamos buscando, cada vez mais, a estruturação dos nossos serviços para atuarmos na proteção à sociedade", destacou.

O diretor-geral da Polícia Penal, Valdimir Ayala Castro, reforçou a qualidade das caminhonetes, modernas e com trafegabilidade em diversos tipos de terreno, especialmente os de difícil acesso. "Refletem a visibilidade de nossa atividade policial, com foco na melhoria do atendimento à população", disse.

Destinações

Das 20 caminhonetes operacionais repassadas pela Agepen, seis foram destinadas ao Cope (Comando de Operações Penitenciárias) e suas bases na Capital e interior, sete aos GEP (Grupamentos de Escolta Penitenciária) de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados e Corumbá, uma ao Gafip (Grupamento de Ações e Fiscalização Penitenciárias) e uma à Central Provisória de Audiência de Custódia.

As penitenciárias de Naviraí, Bataguassu e Ponta Porã, onde são realizados trabalhos de escolta por equipes dos próprios presídios, também receberam uma caminhonete cada. As duas restantes foram destinadas ao suporte prestado pela Diretoria de Operações.

O comandante do Cope, Richard Dias, avaliou que por ser mais leve e ágil esse tipo de viatura reduz do desgaste físico do policial, devidamente armado e equipado, no momento do embarque e desembarque, além de uma condução mais humanizada do preso. "Farão toda a diferença para atender com mais rapidez os momentos necessários", frisou.

Já o comandante do GEP de Campo Grande, Evandro Mota, observou que os veículos tipo caminhonete, além de ser um reforço para a frota e possibilitarem mais serviços simultâneos, garantirão maior agilidade na locomoção, por ser um veículo menor, se comparado aos furgões-cela. "Além disso, amplia o número de servidores habilitados para a condução, já que não há necessidade de ter carteira D, dando mais versatilidade às equipes, bastando apenas o curso de Condução de Veículos de Emergência", pontuou.

Segundo a Diretoria de Operações, com o repasse das novas viaturas, a Agepen também realizou o remanejamento de veículos-cela para atender unidades prisionais da capital na realização de serviços de escoltas nas progressões de regime.

Comunicação Agepen

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos