Com mão de obra prisional, escola do Indubrasil passa por reforma significativa para receber estudantes na volta às aulas

Por Redação em 01/02/2023 às 11:35:03

(Foto: Assessoria)

Os alunos da Escola Estadual Professor Ulisses Serra, localizada no Indubrasil, vão começar o ano letivo já contando com inúmeras melhorias nas salas de aulas e em todo o ambiente escolar. A unidade está passando por reformas e até uma biblioteca nova está sendo construída. As obras estão sendo feitas através do projeto "Revitalizando a Educação com Liberdade". Uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Tribunal de Justiça de MS, Conselho da Comunidade e a Secretaria de Educação do Estado de MS (SED).

O vice-governador Barbosinha esteve na unidade escolar, nesta terça-feira (31), acompanhado do juiz Albino Coimbra Neto da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande. O juiz é o idealizador do projeto, responsável pela reforma de dezenas de escolas públicas na Capital.

A obra está orçada em R$ 750 mil reais e conta com o trabalho de 25 internos do regime semiaberto de Campo Grande. Estão sendo realizadas a reestruturação geral do prédio, com reforma de toda parte elétrica e hidráulica, instalação de coberturas em alguns pontos, construção de uma biblioteca, instalação de grades na quadra esportiva, jardinagem, entre outros serviços.

Para Barbosinha esta é uma oportunidade de aprimorar as instalações para atender melhor os alunos, de gerar economia para a comunidade escolar e aos cofres públicos, e de dar novas oportunidades aos internos. "Quando temos uma escola que é revitalizada os repasses mensais não precisam ser gastos com pequenos reparos, com lâmpadas novas, pequenas pinturas. Sem contar que os alunos têm um ambiente melhor para estudar, com salas adequadas para o aprendizado e os professores também estão em um ambiente melhor para dar suas aulas. Toda a comunidade ganha com isso. Além disso, é uma oportunidade desses internos terem uma nova oportunidade na vida e criarem um novo futuro para eles e suas famílias. Esse é o papel do Estado, estender a mão a quem precisa e proporcionar educação de qualidade aos nossos estudantes", enfatizou Barbosinha.

O juiz Albino Coimbra explica que as reformas nas escolas são de extrema importância para a sociedade, para a comunidade escolar e para os internos que acabam tendo uma nova oportunidade na vida. "Temos quase 10 anos de projeto e ele só está de pé graças a seriedade com que os parceiros e as pessoas envolvidas trabalham para que as obras aconteçam. São pessoas envolvidas que "vestem a camisa" e trabalham com muita competência, aproveitando a oportunidade para mudar de vida", explicou.

Os materiais utilizados no projeto são adquiridos com recursos oriundos do desconto de 10% no salário dos presos que trabalham em Campo Grande e que são depositados em uma conta judicial administrada pelo judiciário. Aos internos que trabalham no "Revitalizando a Educação com Liberdade" é garantida a remição de um dia na pena a cada três trabalhados.

"Estamos cumprindo nosso papel judiciário de oportunizar a essas pessoas de reduzirem suas penas através do trabalho, em especial do trabalho neste ambiente escolar, deixando um legado para as futuras gerações", enfatizou o juiz.

O responsável pela obra, o policial penal Sandro Roberto do Santos, disse que a equipe está na escola há cerca de 3 meses e que a obra está em ritmo acelerado para acolher os estudantes assim que as aulas começarem. Entre os trabalhadores no local está o Sr Roberto Faisal, ex-interno, que hoje virou empresário e presta serviços ao projeto.

A Escola Estadual Professor Ulisses Serra é a 14ª escola pública que está sendo reformada pelo projeto "Revitalizando a Educação com Liberdade" e segundo o diretor da escola, Edvaldo Luis, as obras devem terminar no final de fevereiro, no mais tardar no início de março.

Edvaldo lembra que a escola é a única de Campo Grande que atende estudantes de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. No restante da cidade, eles são atendidos pela Rede Municipal de Ensino. Atualmente a escola tem cerca de mil alunos e possui 80 professores.

Volta às aulas

Os alunos da escola irão receber parte dos 480 mil uniformes e 193 mil kits escolares adquiridos para toda a Rede Estadual de Ensino, ao custo de R$ 20,3 milhões investidos pelo Governo do Estado. Cada aluno vai receber 2 peças do uniforme e 1 kit escolar.

O ano letivo e escolar de 2023, conforme resolução, iniciará no dia 13 de fevereiro, nas 348 unidades escolares da REE, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O dia 23 de fevereiro é o início das aulas para os mais de 190 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos