JEB"s 2022: MS brilha na estreia dos esportes de luta e conquista oito medalhas

Por Redação em 04/11/2022 às 15:12:55

(Foto: Divulgação)

A quinta-feira (3), segundo dia de Jogos Escolares Brasileiros (JEB"s) 2022, no Rio de Janeiro (RJ), foi de conquistas para Mato Grosso do Sul nos esportes de luta. No judô, karatê e taekwondo, os atletas sul-mato-grossenses se sobressaíram e faturaram oito medalhas, das quais duas são de ouro, uma de prata e cinco de bronze. A delegação estadual é organizada e chefiada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

O principal destaque do dia foi o judô. Ao todo, Mato Grosso do Sul alcançou cinco medalhas na modalidade, todas na Série Ouro. André Lucas Dodero participa pela segunda vez dos JEB"s e na edição de 2021 foi o único medalhista do judô, ficando com o bronze. Agora, o judoca do Colégio Bionatus, de Campo Grande, sagrou-se campeão, pela categoria meio-leve (-44 kg).

De Itaporã e estudante da Escola Estadual Antonio João Ribeiro, Vitória Martini ficou com a prata, também na meio-leve (-44 kg). As demais medalhas foram de bronze, asseguradas pelos campo-grandenses Kauã Yonaha, da E.E. Coração de Maria (ligeiro, -40 kg); Guilherme Canéppele, da Escola General Osório (leve, até 48 kg) e Rafaela Rocha, da E.E. Orcírio Thiago de Oliveira (leve, -48 kg).

No karatê, Kauã Alves Katrink subiu ao lugar mais alto do pódio pelo estilo kumitê (combate), até 63 kg, na Série Prata. O carateca é estudante da E.E. Braz Sinigáglia, de Batayporã. Já na Série Ouro, Thomas Kobayasha, do Colégio Salesiano do Bosco, de Três Lagoas, terminou na terceira colocação, no estilo kata (simulação real de luta, sem contato físico). O taekwondo também medalhou. Representando o município de Sonora, Jheferson Glaciel da Silva, da E.E. Comandante Maurício Coutinho Dutra, conquistou a medalha bronzeada, competindo na categoria até 61 kg.

O futsal masculino sul-mato-grossense também fez sua estreia nos JEB"s. Os meninos do Colégio Oswaldo Tognini – Funlec, da capital, não tiveram dificuldades e venceram a E.E. Indígena São Sebastião do Cailã, de Roraima, por 7 a 1. O feminino, por outro lado, representado pela E.M. Adriano Pires (Paranhos), foi goleado por 5 a 0 pelo Colégio Frei Antônio, do Tocantins.

No basquetebol, uma derrota e uma vitória. Em confronto emocionante, a Escola de Educação Cativante, de Rio Brilhante, venceu de virada o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, do Pará, pelo placar de 43 a 40. Já as meninas Educandário Santa Clara/Preve Objetivo sofreram revés contra o Colégio Santa Emília, do Pernambuco, por 34 a 14.

Ana Beatriz Sanches e Beatriz Sandim, da Escola Sesi, de Campo Grande, chegaram ao segundo triunfo no vôlei de praia e seguem para buscar o pódio na Série Ouro. A dupla sul-mato-grossense superou a Escola Nilton Lins, do Amazonas, com tranquilidade. O placar foi de 2 sets a 0 (21x8 e 21x3).

E tem atleta da ginástica artística classificado para as finais, que acontecerão nesta sexta-feira (4). No individual geral, Brian Colombelli, da E.M. Consulesa Maksoud Trad (Campo Grande) vai em busca de medalhas em três aparelhos: argolas, solo e mesa de salto, pela Série Ouro. André Longo, da E.M. Dr. Tertuliano Meirelles (Campo Grande) também se classificou e vai disputar a final, pela Série Bronze, do solo e na mesa de salto. No feminino, a ginasta Ana Luiza Reis, do Sesc Escola Horto (Campo Grande), classificou-se para a decisão da mesa de salto e do solo, na Série Bronze.

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos