Servidores municipais participam do maior evento de políticas públicas do Brasil

Por Redação em 09/08/2023 às 11:03:29

(Foto: Divulgação/ Sebrae)

Servidores da Prefeitura de Dourados, participaram, no início do mês, do evento "Transformar Juntos", realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF) e promovido pelo Sebrae Nacional. A iniciativa é o maior evento de políticas públicas do país e visa capacitar servidores, gestores públicos e profissionais envolvidos, além de fomentar discussões para a promoção da melhoria do ambiente de negócios em âmbito nacional.

A delegação sul-mato-grossense teve 90 pessoas e foi formada por analistas-técnicos do Sebrae/MS, representantes do Governo de Mato Grosso do Sul e de Prefeituras Municipais atendidas pela instituição, por meio do programa Cidade Empreendedora. De Dourados estavam presentes a agente de desenvolvimento, Elainne Peres, o diretor de licitações, Eduardo Cenci e a gerente de cadastro econômico, Cristhiane Gonçalves.

Com uma ampla programação, composta por palestras e painéis temáticos, o evento promoveu debates e trouxe novas informações nas áreas de compras públicas, desburocratização, inovação e sustentabilidade, além de apresentar boas práticas implementadas nos municípios brasileiros.

Segundo o gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Jorge Tadeu de Barros Veneza, viabilizar a participação de Mato Grosso do Sul em uma iniciativa desse porte é uma forma de apresentar aos municípios do Estado novos conhecimentos, além de inspirar os gestores públicos.

"Mais do que possibilitar o aprendizado dos servidores e profissionais, nosso intuito foi proporcionar que eles vivenciassem novas experiências ao conhecerem cases de sucesso implementados em outros locais do país. Isso mostra a possibilidade que eles têm de realizar novas ações transformadoras nos municípios onde vivem e contribuir para a melhoria do ambiente de negócios, além de fortalecer as micro e pequenas empresas. Isso é fundamental para gerarmos, ainda mais, resultados transformadores nos municípios em que atuamos com o programa Cidade Empreendedora", destacou.

Novos conhecimentos

No primeiro dia do "Transformar Juntos", os destaques da programação foram um painel sobre simplificação e uma apresentação sobre a nota fiscal eletrônica. Já no segundo dia de evento, debates sobre melhorias do ambiente de negócios rurais e o fortalecimento da agricultura familiar, bem como práticas de inovação a nível local, estiveram entre as principais temáticas abordadas pela programação. Por fim, no terceiro dia, a iniciativa trouxe para os participantes diálogos sobre desenvolvimento territorial, cidades inteligentes e transformações do setor da construção civil. Ao todo, o evento reuniu mais de 50 palestrantes de diversos estados brasileiros.

No total, em Mato Grosso do Sul, 37 municípios são apoiados pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, e recebem consultoria nas áreas de Desburocratização e Compras Públicas, de modo a melhorar o ambiente de negócios em cada município e fomentar a participação do comércio local nos editais de licitação lançados pelo poder público. Possibilitar a participação dos gestores públicos e servidores municipais ao "Transformar Juntos" vem somar com esse trabalho, pois possibilita a aquisição de novos conhecimentos e a troca de experiências.

Por Assessoria.

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos