Prefeito Alan Guedes entrega três projetos voltados à Educação

Por Redação em 21/06/2023 às 12:01:17

(Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

O prefeito de Dourados, Alan Guedes, realizou na manhã desta terça-feira (20) a entrega de três importantes projetos, desenvolvidos com a Semed (Secretaria Municipal de Educação). O primeiro foi a entrega das cartilhas "Escola Segura" – Guia de segurança e Prevenção à violência nas unidades educacionais. Logo em seguida, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul entregou 148 computadores, recondicionados através do Programa "Computadores para Inclusão", uma ação do Ministério das Comunicações, para implementação de Políticas de Inclusão Digital.

Por fim, o prefeito assinou o decreto do Projeto para dignidade menstrual de alunas da Reme (Rede Municipal de Ensino). "Temos muita coisa para mostrar e é muito gratificante fazer essas três entregas. Essa cartilha de segurança já estava planejada e é fundamental que ela chegue às casas, para realizarmos conscientização e prevenção. Paralelo a isso, nossas Forças de Segurança seguem com seus trabalhos e a população pode e deve acionar quando necessário", declara.

A secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, relembrou o mês de abril em que vários boatos acabaram criando pânico na comunidade escolar. "Surgiu aquele monte de boato, todo mundo com medo e rapidamente começamos a agir, primeiro para garantir a segurança dos nossos alunos e professores e depois para tranquilizar quanto a veracidade dos fatos. Quero agradecer as forças de segurança que prontamente agiram, nos tranquilizaram e orientaram nossos diretores e coordenadores".

A diretora da Guarda Municipal, Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento, reforçou o trabalho que a instituição realiza. "Nós já tínhamos a ronda escolar, uma ronda fortalecida, então conseguimos agir rapidamente e garantir a segurança e dar a tranquilidade para alunos, pais e profissionais. Continuem contando com nosso trabalho".

Computadores

Alan Guedes reforçou a parceria com o IFMS e o trabalho para reaproveitamento das máquinas. "O instituto é nosso parceiro e isso é fruto da vontade do gestor. Fizemos uma aquisição grande de computadores para a Semed e recolhemos cerca de 300 que foram para o recondicionamento. Com esse trabalho recuperamos 148 computadores que agora voltam para a Prefeitura em excelente estado de uso", comemora o prefeito.

O diretor-geral do Campus de Dourados do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, lembrou que o programa vai além da recuparação de equipamentos. "É um prazer poder devolver para a secretaria de Educação, esses computadores, que significam novas possibilidades, contribuição com meio ambiente e mais educação"

Dignidade menstrual

O Prefeito assinou o decreto que regulamenta o programa de dignidade menstrual para alunas da Reme. "Esse é um projeto importante e necessário. Não podemos admitir que meninas percam aula porque não tem condições de adquirir um absorvente". A secretária de Educação explicou que, todo mês, as meninas poderão procurar a direção da escola para retirar seu pacote de absorvente. "Sabemos que não são todas que vão retirar, mas muitas precisam. É claro, que se for necessário ela vai poder retirar mais de um. Cada diretor, diretora, poderá atender a aluna da melhor maneira, observando a peculiaridade e realidade de cada menina", declara Ana Paula.


Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos