Audiência pública para debater segurança nas escolas é hoje na Câmara

Por Redação em 28/04/2023 às 11:25:08

(Foto: A.Frota)

Na noite desta quinta-feira (27), às 19h, será realizada a audiência pública "Segurança nas escolas em tempos de ameaça", na Câmara Municipal de Dourados. A proposição é dos vereadores Laudir Munaretto (MDB), Maurício Lemes (PSB) e Olavo Sul (MDB).


A audiência será realizada por conta dos recentes episódios de violência registrados em escolas em várias regiões do país e diante da preocupação da sociedade civil frente aos ataques que estão matando alunos e professores. Boatos sobre novos ataques deixaram famílias em pânico.


A audiência será realizada em parceria com o deputado Renato Câmara (MDB) e 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. A programação consta na Semana Estadual de Segurança Pública, que acontece na segunda quinzena do mês de abril por força da Lei 4.933/2016 de autoria do deputado Renato Câmara.


As autoridades entendem que a medida se faz necessária por conta da preocupação dos pais com a segurança dos filhos nas escolas. Além disso, professores e demais trabalhadores da educação buscam informações sobre a segurança para exercerem suas funções.


Os propositores da audiência concordam que é preciso estabelecer um amplo debate com entidades de classe, especialistas, órgãos governamentais e sociedade em geral sobre o que tem sido feito para coibir a violência dentro das escolas.


A audiência pública tem como objetivos ouvir especialistas em segurança e educação, além de trabalhadores, pais, estudantes e entidades civis organizadas e propor medidas que melhorem a segurança da comunidade escolar no dia-a-dia de cada instituição de ensino.


O encontro visa também discutir a implementação da cultura de paz, além de possíveis parcerias com o Estado, para o fornecimento de equipes multidisciplinares nas escolas, com acompanhamento psicopedagógico e social nas instituições.


Além disso, serão discutidas ações para o fortalecimento e a presença das polícias nas escolas; assim como a implantação de sistemas eletrônicos (portas giratórias) que impeçam a entrada de armas nas unidades escolares, entre outros.


"Temos que agir rapidamente e buscar meios que garantam que todos possam estar seguros, principalmente neste momento em que o país passa por tantos ataques e ameaças nas escolas", pontua Laudir Munaretto.


Para Mauricio Lemes, "é fundamental que os debates sejam conduzidos de forma democrática e inclusiva, permitindo a participação de todas as partes interessadas, a fim de garantir que as medidas adotadas sejam eficazes e atendam às necessidades da comunidade".


Já para o vereador Olavo Sul, que nesta sexta-feira (14) reúne forças de segurança pública para debater o tema, "não se trata de alarmar a população, mas que os poderes constituídos devem trabalhar com planejamento de ações preventivas à violência nas redes pública e particular de ensino".


A Rede Municipal de Ensino de Dourados atende mais de 33 mil alunos, distribuídos entre 46 escolas – na zona urbana, distritos e reserva indígena -, 39 CEIMs (Centro de Educação Infantil Municipal) e nove instituições conveniadas.

Por Assessoria.

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos