Parceria entre SES e Ministério da Saúde garante 100 monitores multiparamétricos para MS

Por Redação em 26/04/2022 às 15:55:50

(Foto: Bruno Rezende)

Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 100 monitores multiparamétricos – equipamento responsável pelo monitoramento de sinais vitais de pacientes – que poderão ser utilizados em unidades de saúde, tanto na área de cirurgia quanto para pronto atendimento. Estima-se que o equipamento doado chegue a R$ 4 milhões em investimento, considerando que cada unidade possa chegar perto de R$ 40 mil.

Para o secretário de Estado de Saúde, Flavio Britto, o programa do Ministério da Saúde que conta com a parceria público-privado entre o Estado da Paraíba e a empresa Lifemed (que desenvolve equipamentos médicos e hospitalares), representa uma grande conquista para a Saúde. "Nós só podemos agradecer a essa estratégia do Ministério da Saúde que passa a Mato Grosso do Sul, a doação de 100 equipamentos que são extremamente importantes para o Estado. Nós fizemos a compra de 25 carrinhos anestésicos e esses equipamentos são fundamentais para cirurgia, por exemplo. Assim, vamos fazer a distribuição destes equipamentos recebidos para aqueles municípios seguindo critério e de acordo com a sua necessidade".

Presente no evento realizado na Sala de Situação da SES, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, destacou a importância das parcerias realizadas em prol da Saúde. "Essa é a parceria que o Governo de Mato Grosso do Sul faz para a saúde pública com objetivo de melhorar a vida do sul-mato-grossense. Agradecemos ao Ministério da Saúde, através do Sistema SUS, ao Estado da Paraíba e a empresa, que trouxe o equipamento até aqui, essa parceria vai ajudar muito a equipar a Saúde de todo o nosso Estado".

Segundo a coordenadora geral do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em MS, Silvia Raquel Bambokian, a transferência de tecnologia do implemento da estrutura da logística do Sistema Único de Saúde é muito importante. "Esses equipamentos vão aprimorar o atendimento e garantir uma saúde de qualidade e de resolutividade a toda população sul-mato-grossense".
O coordenador de projetos do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual de Paraíba (Nutes/UEPB), Paulo Eduardo Silva Barbosa, é o único laboratório público credenciado responsável pela montagem dos equipamentos pela Anvisa.

"A parceria para o desenvolvimento produtivo é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa incorporar tecnologias estratégicas ao SUS. Ela consiste para uma tecnologia específica de um parceiro público – (que realiza essa internalização visando melhorias para o SUS) e outro privado – (detentor da tecnologia). Desta forma, lá no laboratório da Universidade Estadual da Paraíba, nós temos a capacidade de montagem dos equipamentos que estão nesta PDP, somos o único laboratório público, com uma linha de produção totalmente acreditada pela Anvisa no setor público", explica Barbosa.

Projeto
A doação dos equipamentos faz parte do Projeto para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), uma parceria entre o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual de Paraíba (Nutes/UEPB), a empresa Lifemed (que desenvolve equipamentos médicos e hospitalares) e o Ministério da Saúde.
Firmada em 2013, a parceria entre as instituições visa a cooperação mediante acordo entre instituições públicas e entidades privadas para desenvolvimento, transferência e absorção de tecnologia, produção, capacitação produtiva e tecnológica do país em produtos estratégicos para atendimento às demandas do SUS.

Rodson Lima, SES

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos