Barbosinha pede ação de Estado para evitar perdas na produção leiteira em MS

Por Redação em 07/10/2021 às 15:25:22

(Foto: Assessoria)

O deputado Barbosinha defendeu, na sessão desta quinta-feira (7) da Assembleia Legislativa, uma ação mais consistente do Estado no sentido de promover a revitalização do setor de laticínios em Mato Grosso do Sul. Ele mostrou números que refletem a queda, da ordem de 40%, na produção leiteira nos últimos dez anos.

"Temos que estudar uma fórmula de rever a política de Estado de forma que o setor seja estimulado a produzir", disse o deputado, sugerindo a adoção de um Refis, programa de refinanciamento de débitos, com o fim da cobrança da substituição tributária sobre os produtos lácteos produzidos no Estado e o envolvimento do Governo Federal para oferecer o incentivo necessário, capaz de fazer com que as indústrias possam cumprir com as obrigações fiscais assumidas e honrar dívidas.

Com o fortalecimento da atividade interna, Barbosinha disse que Mato Grosso do Sul pode controlar a entrada de produtos de outras regiões e trabalhar a recuperação econômica das indústrias de laticínios que vem sofrendo processo de sucateamento no Estado, reduzindo o potencial da antes vigorosa bacia leiteira. De 577 mil litros por dia que o Estado produzia em 2010, esse número caiu para menos que 370 mil litros/dia em 2020.

"É preciso que o assunto seja tratado como política de Estado, se você tem a indústria, você precisa ter o gado leiteiro, a pastagem adequada. Aumentamos o consumo, diminuímos a produção; é preciso investir em modernização, dispor do pasto, da indústria preparada e programas de estímulo para a recuperação econômica dessa atividade", propôs o deputado douradense.

Por Assessoria.

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos