Impacto da vacinação nos municípios de fronteira apresenta 63% de queda de casos de Covid-19 em MS

Por Redação em 30/07/2021 às 17:03:17

(Foto: Assessoria)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, divulga a primeira parcial sobre a vacina√ß√£o realizada nos 13 municípios que comp√Ķem a regi√£o de fronteira em Mato Grosso do Sul. Em 10 dias de realiza√ß√£o, período de 2 a 22 de julho, os dados apresentaram redu√ß√£o de casos novos confirmados nestes municípios em compara√ß√£o com os demais municípios que n√£o participaram do estudo. Ao todo, 94.215 pessoas da regi√£o de fronteira foram imunizadas com a vacina da Janssen.

Para o secret√°rio de Estado de Saúde, Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul se torna exemplo para todo o país e ser√° o primeiro estado a sair desta pandemia. "Nós conseguimos esse feito histórico. Esse processo de imuniza√ß√£o nos 13 municípios foi extremamente importante para nós. Os municípios comp√Ķem a regi√£o de fronteira de nosso Estado e criamos esse cintur√£o sanit√°rio. Acredito que é a maior conquista que nós tivemos até o momento, neste enfrentamento à Covid-19".

O levantamento realizado pela SES revela que houve uma diminui√ß√£o consider√°vel nos indicadores de transmiss√£o e óbitos por Covid-19, sentida nas últimas semanas do m√™s de julho, nos 13 municípios contemplados pelo estudo: Mundo Novo, Japor√£, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Por√£, Antônio Jo√£o, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumb√° e Lad√°rio.

O desempenho positivo constatado no levantamento leva em considera√ß√£o, que o Estado j√° havia iniciado a vacina√ß√£o com imunizantes de outros laboratórios nos 79 municípios e o estudo foi um complemento ao esquema vacinal nos municípios de fronteira.

Em um comparativo de casos confirmados por Covid-19 nos municípios de fronteira referente a 30 dias, o levantamento aponta que houve uma redu√ß√£o de 63,3% nos casos confirmados nos municípios de fronteira enquanto nos demais municípios, o índice foi de 46,6%. Quanto ao total de óbitos também em compara√ß√£o a 30 dias, a varia√ß√£o ocorre entre 50% a 90% de queda.

Portanto, houve uma diminui√ß√£o na incid√™ncia de casos e mortalidade j√° sentida na 28¬™ semana epidemiológica neste cintur√£o sanit√°rio. O levantamento pontua que até o dia 22 de julho, ainda n√£o havia completado o período de 14 dias de resposta imunológica dos vacinados pela Janssen nestes municípios.

Na avalia√ß√£o de Geraldo Resende, os resultados deste cintur√£o sanit√°rio diminuir√£o sensivelmente os riscos de novos casos e j√° traz impacto positivo na situa√ß√£o epidemiológica no Estado. "Essa barreira vai reduzir a circula√ß√£o de variantes e contribuir para a redu√ß√£o de outros índices epidemiológico como a taxa de ocupa√ß√£o de leitos hospitalares e óbitos".

Classificação de risco do Prosseguir

O impacto da vacina√ß√£o também provocou reflexos na classifica√ß√£o de risco do Prosseguir. O levantamento realizado pela SES - como j√° mencionado, apresentando redu√ß√£o nos indicadores. Um ponto destacado pela parcial revela quanto a import√Ęncia da realiza√ß√£o das medidas mais restritivas que contribuíram ainda mais para a queda dos índices.

Assim, considerando a 28¬™ semana epidemiológica dos municípios e o Prosseguir, dos 13 municípios de fronteira: sete apresentaram risco moderado sendo Bela Vista, Coronel Sapucaia, Japor√£, Paranhos, Ponta Por√£, Porto Murtinho e Sete Quedas. Destes, quatro regrediram no embandeiramento saindo da bandeira vermelha para a laranja sendo Coronel Sapucaia, Japor√£, Ponta Por√£ e Sete Quedas.

Os outros seis progrediram na classifica√ß√£o do embandeiramento sendo Antônio Jo√£o, Aral Moreira, Caracol, Corumb√°, Lad√°rio e Mundo Novo. Destes, tr√™s municípios saíram do laranja e foram para a bandeira vermelha sendo Corumb√°, Lad√°rio e Mundo Novo e os outros tr√™s j√° estavam em bandeira vermelha e permaneceram sendo Antonio Jo√£o, Aral Moreira e Caracol.

O levantamento ressalta que o Prosseguir leva em considera√ß√£o seis critérios de avalia√ß√£o e apesar de todos os municípios terem apresentado resultados satisfatórios quanto a vacina√ß√£o, outros indicadores contribuíram a classifica√ß√£o de risco destes municípios.

Rodson Lima, SES

Comunicar erro

Coment√°rios

Anuncie