Vacinação contra o Sarampo para pessoas de 20 a 49 anos é prorrogada até 31 de agosto

Por Redação em 29/06/2020 às 12:38:57

(Foto: A. Frota)

A vacinação contra o Sarampo destinada às pessoas com idade de 20 a 49 anos será prorrogada até 31 de agosto. Em Dourados, a etapa com foco na população dessa faixa etária começou no dia 24 de março, mesma data de início da Campanha Nacional contra a Influenza, que acaba na terça-feira (30) mesmo sem alcançar mais de 16 mil pessoas do público-alvo no município.

Ao Dourados News, o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Morais Marques, informou que foram disponibilizadas doses de vacina tríplice viral em todas as unidades de saúde, exceto as do Cachoeirinha, ESF Vila Índio e Santo André, essas três referência para os atendimentos de pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Através da Nota Informativa - NI nº 23/2020/Imunização/DVS/SEMS, é detalhado que o Sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior, potencialmente grave, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade, desnutridos e imunodeprimidos.

"A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo. Em 2020 foram confirmados 338 casos de sarampo em 08 Unidades da Federação: São Paulo (136), Rio de Janeiro (93), Paraná (64), Santa Catarina (22), Rio Grande do Sul (11), Pernambuco (07), Pará (04) e Alagoas (01)", informa a publicação.

Ainda de acordo com esse documento, atualmente, 10 estados (incluindo Minas Gerais e Bahia com casos confirmados de 2019) estão com circulação ativa do vírus do Sarampo. "Neste ano (2020), até o momento, foram registrados três óbitos por sarampo, sendo um no estado do Rio de Janeiro, um no estado do Pará e um no estado de São Paulo", acrescenta.

É na tentativa de minimizar os impactos da doença que o Ministério da Saúde, as secretarias municipal e de Estado de Saúde, bem como os Departamentos de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, prorrogaram a estratégia de vacinação contra o Sarampo para a população de 20 a 49 anos de idade, até o dia 31/08/2020.

O Núcleo Municipal de Imunização ressaltou que o momento vivenciado constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e se faz necessário reforçar as recomendações do Ministério da Saúde para que se evitem aglomerações como também, evitar a disseminação da doença.

Fonte: Dourados News

Portal de cara nova
Anuncie aqui