Transplantes no Estado do Rio crescem 54% este ano

Por Redação em 11/06/2020 às 12:00:11

O Programa Estadual de Transplantes (PET), respons√°vel pela capta√ß√£o e transplantes de órg√£os no Rio de Janeiro, bateu mais um recorde histórico no primeiro trimestre deste ano. Ao todo, foram 254 órg√£os sólidos transplantados no primeiro trimestre, um aumento de quase 54% em rela√ß√£o ao mesmo per√≠odo de 2019. O √≠ndice coloca o Rio de Janeiro em terceiro lugar no ranking nacional de doadores de órg√£os, atr√°s apenas de S√£o Paulo e do Paran√°.

Segundo o diretor do programa, Gabriel Teixeira, "a meta de 2020 era passar da 11¬™ posi√ß√£o, alcan√ßada em 2019, para 4¬™ até o fim do ano. Hoje, em n√ļmeros absolutos, j√° somos o 3¬ļ do Brasil em doadores de órg√£os. H√° dez anos, est√°vamos em 14¬ļ lugar em capta√ß√£o de órg√£os. Sa√≠mos de 5,1 para 22 doa√ß√Ķes por milh√£o de habitantes e a meta é passar a marca de 24 doa√ß√Ķes por milh√£o de habitantes nos próximos dois anos. Quando comparamos o Rio com outras localidades, percebemos o grande avan√ßo do programa", disse.

Pandemia

Teixeira mostra preocupa√ß√£o quanto aos próximos meses. Segundo ele, a pandemia da covid-19 pode impactar os n√ļmeros de doa√ß√£o n√£o apenas no estado do Rio, mas em todo o mundo. H√° mais dificuldade de acesso às fam√≠lias de poss√≠veis doadores. Além disso, os óbitos que tiveram a covid-19 h√° menos de 28 dias n√£o podem ser doadores.

"Esperamos uma queda no resultado nos próximos meses. Mas é importante enfatizar que o sistema n√£o parou nem por um dia, n√£o foi interrompido. Os transplantes foram mantidos, apesar das dificuldades impostas pelo v√≠rus", disse Gabriel.

Programa

Criado em 2010, o Programa Estadual de Transplantes j√° realizou 19 mil procedimentos nos √ļltimos anos.

Ele realiza transplantes e capta√ß√£o de cora√ß√£o, f√≠gado, rim, p√Ęncreas, medula óssea, osso, pele, córnea e esclera (membrana que protege o globo ocular). A principal meta é buscar o "sim" das fam√≠lias para salvar vidas por meio da doa√ß√£o de órg√£os.

Portal de cara nova
Anuncie aqui