Chuva com granizo destrói plantios e produtores pedem socorro

Por Redação em 07/06/2021 às 17:52:04

(Foto: Divulgação)

Agricultores familiares do Cinturão Verde e do Assentamento Juncal de Naviraí pediram socorro aos órgãos públicos da Prefeitura após terem o plantio de hortifrutigranjeiros totalmente destruídos pela chuva de granizo que caiu na noite do último dia 29 de maio.

Os produtores presentes justificaram suas preocupações relatando aos gerentes municipais e aos técnicos da Agraer a total destruição dos canteiros de hortaliças, tubérculos e demais cultivares de seus lotes, destacando que em menos de 90 dias não terão nenhum rendimento financeiro, pois, será necessário um novo plantio de sementes e mudas.

O técnico agrícola Adolfo Silvério (Infraestrutura Rural da GEDEC) anotou as reivindicações: compra de sementes e adubos, doação de cestas básicas, aporte financeiro para aquisição de sombrites e coberturas de canteiros para os agricultores familiares que já possuiam este tipo de estrutura, destinação de cama de frango, dentre outras sugestões.

Após as exposições dos produtores e considerações da equipe da Agraer, o gerente Eugênio Guedes (Desenvolvimento Econômico) sugeriu a realização de um levantamento geral, com vistoria de todas as propriedades castigadas pelo temporal, visando a elaboração de um relatório para consubstanciar as reivindicações apresentadas.

"A prefeita Rhaiza Matos nos incumbiu de realizar esta reunião, identificar a realidade e buscar soluções para o impacto negativo provocado por este temporal. Vamos articular junto ao Governo do Estado e, conforme sugestão do vice-prefeito Márcio Araguaia, também buscar parcerias com a iniciativa privada para minimizar os enormes prejuízos sofridos pelos agricultores familiares", informa Guedes.

A reunião emergencial, na sede da Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico (GEDEC), contou com as participações do vice-prefeito Márcio Araguaia, gerentes Eugênio Guedes (Desenvolvimento Econômico, Gisalda Balta (Administração), Ana Paula Silva (Receita) e dos representantes da Agraer Alessandra Afonseca Silva (Gerente Regional em Naviraí), Éverton Meira dos Santos (coordenador local), agrônomo Ronaldo Botelho e Joel dos Santos.

Por Roney Minella – Jornalista DRT/MS nº 1.432

Comunicar erro
Anuncie

Comentários