Jiu-jitsu de MS traz dois ouros e uma prata do Rio International Open

Por Redação em 20/03/2021 às 09:15:15

(Foto: Divulgação)

Celeiro de grandes lutadores, o jiu-jitsu sul-mato-grossense mais uma vez mostrou sua força nos tatames lá fora. Desta vez, os atletas do estado brilharam no Campeonato Aberto Internacional do Rio de Jiu-Jitsu (Rio International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship 2021) e trouxeram duas medalhas de ouro e uma de prata. A competição, realizada na Arena Coronel Wenceslau Malta, no Rio de Janeiro (RJ), teve início nesta quinta-feira (18) e prossegue até domingo (21).

Giovanna Jara de Souza foi ao pódio duas vezes e no degrau mais alto em ambas. Os ouros foram conquistados na categoria meio-pesado (até 74 kg) e absoluto (sem limite de peso), pela classe adulto, com a faixa-azul (estilo gi – com quimono). Para ter as medalhas douradas no peito, a atleta, representando a Alliance Jiu-Jitsu Team MS, de Campo Grande, teve de encarar sete lutas, vencendo todas por finalização.

Esta não é a primeira vez que a lutadora de 18 anos, natural de Costa Rica, participa do Rio International Open. Em 2019, ficou em primeiro lugar na categoria juvenil e também na absoluto. A sul-mato-grossense está atualmente em São Paulo (SP), onde passa por um período de aperfeiçoamento com a equipe do projeto Dream Art, que desenvolve atletas de alto nível do jiu-jitsu com foco internacional.

Quem também se deu bem na Cidade Maravilhosa, em sua estreia no Rio International Open, foi Pedro Henrique Moura Ávila. O atleta de 19 anos, que treina no Projeto Social Lutando pelo Bem (PSLPB) Cícero Costha, academia de Campo Grande, faturou a prata na categoria peso-pena (até 70 kg) adulto, pela faixa-azul (estilo gi – com quimono).

Ao todo, foram quatro lutas, contra adversários do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. No domingo (21), Pedro Henrique tem chance de voltar ao pódio, com mais disputas pela frente. Desta vez, pelo estilo no-gi (sem quimono).

Giovanna e Pedro Henrique foram beneficiários da última edição (2019-20) do programa Bolsa Atleta, com parcela estendida até fevereiro deste ano. Os dois atletas se inscreveram para pleitear novamente o auxílio financeiro oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), neste ano (2021-22), que contemplará 235 atletas em nove categorias. As inscrições foram encerradas no dia 12 de março e o processo seletivo está em curso.

Lucas Castro – Fundesporte

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos