Prefeitura combate focos de mosquito da dengue em bairros de Naviraí

Por Redação em 20/03/2021 às 09:08:12

(Foto: Divulgação)

Roney Minella

O setor de Controle de Vetores da Prefeitura de Naviraí está realizando um mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue. Para eliminar focos localizados em residências, quintais e terrenos baldios os agentes de combate à endemias estão aplicando o inseticida Cielo, recomendado exclusivamente para matar o Aedes aegypti.

Durante esta semana o trabalho foi concentrado nos bairros Sol Nascente, Beija Flor Inocoop e vilas adjacentes. Por normativa do Ministério da Saúde a aplicação do inseticida só é permitido onde há focos do mosquito, por isso, os agentes se empenharam nas demais ações de eliminação dos recipientes que acumulam água como vasos de flores, garrafas de bebidas em geral, pneus, calhas e até copos descartáveis, que se tornam criadouros naturais de mosquitos.

A coordenadora Érica Cristina do Amaral (Controle de Vetores) destaca que além da ações de combate, os 18 agentes de duas equipes estão orientando e buscando, mais uma vez, a conscientização dos moradores. "Este trabalho é rotina, porém, notificamos 35 casos nestes bairros, sendo 8 caos positivos de dengue, por isso, este mutirão", justifica.

LIMPEZA GERAL
Para garantir uma ação mais eficaz de combate ao mosquito da dengue, a Gerência Municipal de Serviços Públicos entra no mutirão e realizará a limpeza geral dos bairros citados a partir da segunda-feira (22). "Estamos orientando os moradores que retirem todo o lixo dos quintais, sejam entulhos, galhos de árvores e recipientes que acumulam água e depositem à beira do meio-fio, fora da calçada, para facilitar a coleta", acrescenta Érica Cristina.

"Da Avenida Caiuá até a rua Maurício Gonçalves e da Avenida Amélia Fukuda até a Weimar Torres estamos fazendo um "pente fino", inclusive lacrando fossas. Portanto, a Prefeitura, a Gerência de Saúde e nós do Controle de Vetores estamos atuando para combater o mosquito da dengue, mas, precisamos a efetiva participação das famílias e dos moradores nesta ação de eliminação de criadouros para que não tenhamos uma pandemia de dengue em nossa cidade", alerta a coordenadora do Controle de Vetores.

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

Liziane Matos