O mês de Abril tem sido marcado por temperaturas abaixo da média em grande parte do país, especialmente nas regiões Centro-Sul. Entre os dias 1º e 13 de Abril, foram observadas anomalias negativas de temperatura, com destaque para a porção oeste da Região Sul, além de áreas do Centro-Oeste, Sudeste e também da Região Norte.
No Amapá, a chuva persistente resultou em uma redução acentuada das temperaturas máximas, com anomalias de até 4?°C abaixo da média, como pode ser observado no mapa à direita. Em contraste, a Região Nordeste tem enfrentado calor extremo, com temperaturas próximas dos 40?°C e anomalias positivas de temperatura máxima que superam os 3?°C.
Em termos de precipitação, as frentes frias que avançaram sobre o país trouxeram volumes expressivos de chuva para o sul do Rio Grande do Sul e para a Região Sudeste. Anomalias positivas de precipitação também foram registradas no Amapá — onde a atuação da Zona de Convergência Intertropical tem provocado chuvas acima da média — além de áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e diversos pontos da Região Norte.
Nas demais regiões, de forma geral, o cenário tem sido de chuvas abaixo da média, com destaque para a Região Nordeste e o estado do Pará, onde a os dias secos têm predominado.
Confira a seguir as tendências de precipitação e temperatura para as últimas semanas de Abril e saiba o que esperar até a virada do mês.
O modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, aponta para uma mudança no padrão atmosférico a partir da próxima semana. Essa tendência pode ser observada nos mapas de anomalia de precipitação abaixo, que indicam a distribuição prevista da chuva entre os dias 21 e 28 de Abril (à esquerda) e entre 28 de Abril e 5 de Maio (à direita).
Entre os dias 21 e 28 de Abril, a tendência é de tempo mais chuvoso em uma faixa que se estende desde Santa Catarina e Paraná, passando pela Região Sudeste e Centro-Oeste, até o sul da região Norte e parte do Nordeste.