Plantao topo

UNIFRAUDE, Assessor Parlamentar Preso, 100 dias em Dourados, StartUps com DNA UEMS, Audácia

Opinião, política, pimenta, prosa, poesia e muito mais!

Por Mariana Rocha em 12/04/2025 às 11:19:15

UNIFRAUDE: Em um paĂ­s onde obras pĂșblicas demoram anos para sair do papel — quando saem — e onde cada parafuso impacta no orçamento dos projetos, a constituição de uma universidade não é coisa fĂĄcil. No entanto, hĂĄ instituições Brasil afora, inclusive em, Mato Grosso do Sul que surgiram quase do dia pra noite, com prédio novo, fotos, vĂ­deos e muitos fatos nebulosos. A rapidez da coisa é de tirar o fôlego! Enquanto outras instituições passam anos tentando aprovar projetos, conseguir licenças e verbas, algumas instituições que aqui eu vou chamar de "UNIFRAUDE" brotam como cogumelo depois da chuva e de muito barro. Eu diria que o empurrãozinho de polĂ­ticos também ajuda— gente de visão, comprometida com a educação. Com aditivos, emendas pix e até mesmo terrenos pĂșblicos ocupados, essas instituições que se dizem parte da construção do ambiente educacional chegam sem se valer muito da boa educação à coisa pĂșblica. A comunidade acadĂȘmica, por ora, assiste entre o ceticismo e a gargalhada. Alguns fingem que acreditam, outros só querem o diploma no fim do curso — com ou sem fraude. Nunca se viu tanto movimento em nome do saber... ou seria em nome de outro tipo de capital?

Assessor Parlamentar Preso: No Ășltimo dia 8 de abril, a PolĂ­cia Civil cumpriu mandado de prisão contra um assessor parlamentar da Câmara Municipal de Dourados, lotado no mandato do vereador Sargento Prates (PL). O homem foi preso no Clube IndaiĂĄ, por volta das 19h30. Desde então, não paro de receber supostas informações sobre um processo que corre em segredo de justiça. Até então, foi só uma denĂșncia de não pagamento de pensão, disseram. Um deslize pessoal, disseram. Mas o assessor parlamentar em questão foi preso com eficiĂȘncia digna de filme — daqueles que começam com uma cena pequena e terminam em uma trama inescrupulosa. A prisão, claro, é apenas a ponta visĂ­vel do iceberg. Nos bastidores, cresce o burburinho: gente nervosa, servidores pĂșblicos se ausentando dos cargos em horĂĄrio de serviço, advogados em trânsito. O segredo da justiça, agora, parece mais uma cortina de fumaça do que uma proteção legal.


100 dias em Dourados: Em um evento com grande participação da mĂ­dia douradense, Marçal Filho (PSDB) e seu time falaram sobre os primeiros 100 dias de governo. Foram listadas ações na educação, assistĂȘncia social, saĂșde, infraestrutura, conservação urbana e mais. A primeira anĂĄlise que se pode ter, sem dĂșvidas, é que o novo prefeito de Dourados age completamente diferente do Ășltimo gestor, derrotado nas urnas. Marçal Filho é identificado e respeitado por sua equipe, enfatiza cobrança constante e principalmente, fala diariamente com as pessoas. A polĂ­tica é uma verdadeira percepção de prioridades e Marçal jĂĄ garantiu uma boa impressão popular nos seus primeiros 100 dias. Entre crĂ­ticas a sua popularidade nas redes sociais, predominam, no entanto, os elogios. Elogios de pessoas comuns, moradores da segunda maior cidade do estado de Mato Grosso do Sul. Sem muitas cerimônias, a assessoria de comunicação de Dourados construiu um evento aberto a todos, informativo e com direito a recepção digna, onde qualquer um poderia fazer perguntas não só para o prefeito, mas para gestores das pastas.


StartUps com DNA UEMS: Startups são empresas geralmente de base tecnológica, criadas com o objetivo de desenvolver produtos ou serviços inovadores em um ambiente de alta incerteza e rĂĄpido crescimento, ou seja, modelos muito difundidos na atualidade e que estão revolucionando inĂșmeros setores. HĂĄ anos, a UEMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, desempenha um papel significativo no fomento ao empreendedorismo e à inovação por meio de suas incubadoras de empresas. As principais iniciativas nesse sentido são conduzidas pelas incubadoras FĂȘnix e Elos, vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos ComunitĂĄrios (PROEC). HĂĄ alguns anos a atuação destes nĂșcleos na UEMS construiu um caminho para ajudar, fortalecer e conceber projetos de StarUps, carinhosamente chamadas de "StartUps com DNA UEMS". Estive no 3Âș Workshop de Empreendedorismo e Desenvolvimento AcadĂȘmico: Incubadora e Movimento Empresa JĂșnior onde conheci iniciativas incrĂ­veis, que tem ajudado na cidade e no campo. Trabalho bonito! Parabéns UEMS.


AudĂĄcia: Nascem no berço do poder e agem como se o mundo lhes devesse obediĂȘncia. A audĂĄcia de alguns parentes de polĂ­ticos eleitos é de se preocupar. Herdados sem mérito, usam o sobrenome como senha de acesso a cargos comissionados. E aqui, fica uma reflexão: eu, Mariana Rocha, conquistei algum respeito na cidade de Dourados, afinal, a coragem para concatenar ideias e confrontar atitudes é uma marca minha e é bom que saibam que eu não sou mulher de aceitar desaforo. Não, mesmo.

Comunicar erro
PI PREF 2

ComentĂĄrios