Plantao topo

100 Dias de Gestão: como gestores e gestoras Iniciaram seus mandatos em 2025

O marco dos 100 dias serve para avaliar os primeiros passos das novas gestões.

Por Mariana Rocha em 08/04/2025 às 13:11:48

Na próxima sexta-feira (11) uma importante marca serĂĄ celebrada em municipios de norte a sul do pais: os 100 dias desde a posse dos prefeitos, prefeitas eleitos(as) em 2024.

O marco dos 100 dias serve para avaliar os primeiros passos das novas gestões. Tradicionalmente considerado um momento muito simbólico, o perĂ­odo serve para medir o ritmo inicial da administração, os principais anĂșncios, medidas emergenciais, estilo de governar e os primeiros sinais do que a população pode esperar nos próximos anos.

Na maioria dos municipios os desafios se repetem: retomada econômica, melhoria dos serviços pĂșblicos, inclusão digital, combate à desigualdade social e fortalecimento das polĂ­ticas ambientais. Mas as formas de enfrentar essas questões tĂȘm revelado diferenças importantes entre os gestores.

Vale destacar que alguns perderam boa parte dos 100 dias em disputas internas, como se ainda estivessem em campanha eleitoral o que, necessariamente, diminui a aprovação pĂșblica e gera uma mĂĄ avaliação da população.

Apesar da energia do começo do mandato, a maioria dos(as) gestores(as) enfrentou dificuldades com passivos financeiros, obras paradas, sistemas obsoletos e falta de estrutura em ĂĄreas crĂ­ticas como saneamento e habitação.

Participação cidadã e adesão às GovTechs


Um traço marcante de parte das novas gestões em 2025 é a aposta em governança aberta e participação cidadã. Prefeituras estão ampliando canais digitais de escuta pĂșblica, abrindo dados em tempo real e promovendo reuniões periódicas com conselhos locais e lideranças comunitĂĄrias.

Cidades que investiram em soluções GovTechs (startups e tecnologias para o setor pĂșblico) começaram a colher os primeiros resultados com melhorias na gestão de processos, atendimento ao cidadão e combate a fraudes.

Mais do que modernizar processos, as GovTechs representam uma oportunidade concreta de aumentar a eficiĂȘncia da mĂĄquina pĂșblica, melhorar o atendimento ao cidadão e, ao mesmo tempo, evitar o inchaço das folhas de pagamento.

Comunicar erro
PI PREF 2

ComentĂĄrios