A sexta-feira começou muito agitada em Dourados, cidade que abarca o maior polo comercial, financeiro e de serviços no interior de Mato Grosso do Sul. Logo pela manhã, o primeiro ato dos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas) em Dourados nesta sexta-feira (14) foi descerrar a placa que marcou a entrega oficial das obras da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira.
O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Roberto Honorato acompanhou a comitiva que foi recepcionada pelo prefeito Marçal Filho, pelo governador Eduardo Riedel e pelo vice-governador José Carlos Barbosinha.
A senadora Soraya Thronicke e o senador Nelsinho Trad (PSD) acompanharam o ato solene ao lado dos deputados federais Beto Pereira(PSDB), Vander Loubet(PT), Geraldo Resende(PSDB) e Camila Jara (PT), além dos deputados estaduais Renato Câmara(MDB) e Paulo Correa (PSDB).
O Silvio Costa Filho destacou o compromisso do governo federal com Dourados e lembrou que foram investidos cerca de R$ 100 milhões na construção da nova pista, que já está aprovada para receber aeronaves de grande porte, como a usada pela Força Aérea Brasileira para transportar os ministros e comitiva nesta sexta-feira.
O projeto técnico do novo terminal do Aeroporto Regional de Dourados Francisco de Matos Pereira foi elaborado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), e aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). As obras ficarão sob a responsabilidade do Governo de Mato Grosso do Sul.
O novo terminal terá cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, contará com espaços modernos, incluindo lanchonete e lojas comerciais, além de uma seção contra incêndio (SCI) e uma estação prestadora de serviço de tráfego aéreo (EPTA).
O Aeroporto de Dourados esta fechado desde 1º de maio de 2021. Nesses quase quatro anos, os passageiros locais e da região precisavam se deslocar até Campo Grande e Ponta Porã – cidades mais próximas – para se conectar via aérea com outras regiões do país.
Diante do problema apresentado, o ministro Silvio Costa Filho também destacou a necessidade de que haja uma intensa articulação para que companhias voltem a operar o mais rápido possível. Essa articulação já vem sendo costurada numa parceria entre o Deputado Federal Beto Pereira (PSDB) e o prefeito Marçal Filho (PSDB)
Antes, Azul e Gol possuíam frequências diárias em Dourados com ligação direta a dois grandes e importantes aeroportos do país, Viracopos e Guarulhos, respectivamente, em São Paulo.