Anuncie aqui!

Aquaman do Guarujá tem gastroenterite após mergulho no mar

Durante um surto de doenças no litoral paulista, o cosplayer teve sintomas de mal-estar e desconforto no estômago

Por João Scavacin e Juliana Bernardino em 09/01/2025 às 16:42:15

Divulgação/Gabriel Meira Pinto de Souza

Nem o herói foi poupado! Gabriel Meira Pinto de Souza, de 45 anos, conhecido como o "Aquaman do Guarujá", ficou doente e teve sintomas parecidos com virose e gastroenterite. Ele realizou campanha de fotos no mar durante as festas de fim de ano.

O "Rei dos Mares" atua como cosplay em eventos há de três anos. Segundo ele, "foi um mal-estar no estômago, e um desconforto, por conta da alimentação, não consumi nenhum medicamento e já estou bem".

Gabriel chegou a vomitar, mas todo o transtorno durou um certo período do dia. Não foi necessário o atendimento médico.

O "Aquaman" enviou uma mensagem para a CNN, conscientizando a população a não sujar as praias e ajudar o planeta.

Sobre a virose no litoral, a Sabesp informou que "o surto de virose não tem relação com a operação da empresa. Não foi identificado qualquer problema em sua rede que possa ter atingido as praias do Guarujá ou qualquer outra do litoral paulista".

"Os sistemas de água e esgoto da Baixada Santista estão operando normalmente e são monitorados 24 horas por dia", finalizou.

Casos no litoral

Cidades do litoral paulista, especialmente Guarujá e Praia Grande, têm sido notícia nos últimos dias por conta de casos de doenças diarreicas. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo orienta a população a tomar alguns cuidados para impedir o avanço da contaminação por essas doenças.

"Diante do aumento das gastroenterites, a principal recomendação é reforçar a higienização das mãos, principalmente antes de se alimentar e antes de preparar qualquer tipo de alimento, e evitar alimentos mal cozidos. Se for fazer consumo de alimentação fora da residência, que esteja atento às questões de higiene do estabelecimento em questão", alertou a diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Estado da Saúde, Alessandra Lucchesi, em entrevista à Agência Brasil.

Para consumo de água, gelo e sorvete, o alerta é para que sejam de fontes confiáveis e que se utilize água tratada. Além disso, em relação ao armazenamento, é recomendado que os alimentos sejam devidamente refrigerados, por conta das altas temperaturas observadas neste início de ano.

Para fazer a desinfecção da água em casa, a população pode fazer uso do hipoclorito de sódio (água sanitária) a 2,5%, caso perceba alguma alteração de cor, gosto ou cheiro na água fornecida pelo sistema de abastecimento público.

"A recomendação da proporção é de duas gotas por litro de água, esperar 30 minutos para depois fazer o consumo, tanto para a ingestão quanto para cozinhar ou até mesmo para lavar os utensílios", orientou a diretora. Ela ressalta que o hipoclorito de sódio está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde (UBSs).

No caso dos municípios, a recomendação do governo do estado é que estejam atentos às unidades de pronto-atendimento, que são os serviços normalmente mais procurados neste período, e que verifiquem o aumento dos atendimentos por doença diarreica aguda. São feitas ainda recomendações de coleta e organização de fluxos.

Fonte: CNN Brasil

Comunicar erro

Comentários