Após um ano da decretação da prisão preventiva, o empresário Ronaldo Mendes, de 40 anos, proprietário do restaurante Audaz, em Dourados, e apontado como chefe de organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, segue foragido da Justiça Federal.
Segundo apuração da jornalista Valéria Araújo para o Correio do Estado, ele estaria no Paraguai e teria se unido à família Mota, que também está foragida e, segundo a Polícia Federal (PF), é responsável pelo envio de toneladas de cocaína para a Europa.
Fontes indicam que a prisão do chamado Irmão Mendes é apenas questão de tempo, já que agências nacionais e internacionais seguem monitorando o paradeiro do acusado.
Já Hermógenes Aparecido Mendes Filho, de 49 anos, irmão de Mendes, está preso desde o dia 8 de dezembro de 2023, quando foi deflagrada a operação que revelou um esquema de tráfico internacional de drogas.
A investigação revelou que o grupo utilizava caminhões para transportar a droga do Paraguai até o Rio de Janeiro, onde era despachada para o exterior. Em um dos flagrantes, 160 quilos de cocaína foram encontrados escondidos dentro de pneus.
Também foram descobertos colchões com compartimentos secretos para ocultar tabletes da droga, evidenciando a inovação do grupo no modus operandi.
Fonte: https://correiodoestado.com.br/cidades/foragido-traficante-de-dourados-esta-escondido-com-familia-de