Anuncie aqui!

Nos dois anos dos ataques à democracia, 21 obras restauradas são devolvidas ao acervo da Presidência

As obras incluem pinturas, esculturas e peças históricas, vandalizadas por ataques à democracia em 2023

Por Redação em 08/01/2025 às 18:01:07

Presidente Lula e vice-presidente Geraldo Alckmin descerram tecido que marca a reintegração do quadro As Mulatas, de Di Cavalcanti, ao acervo da Presidência da República. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Obras de arte que foram vandalizadas por golpistas nos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023 foram reintegradas ao acervo da Presidência, na manhã desta quarta-feira, 8, em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

O evento contou com a presença do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da primeira-dama, Janja Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, da vice-primeira-dama, Lu Alckmin, da ministra da Cultura, Margareh Menezes, do embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, entre outras autoridades.


Segundo o governo, 21 obras restauradas foram entregues no Palácio da Alvorada. Duas delas foram destacadas na cerimônia: uma ânfora italiana em cerâmica esmaltada, que estava com 180 fragmentos catalogados após os ataques, e o relógio de mesa fabricado por Balthazar Martinot e André Boulle no século XVII, que pertenceu a Dom João VI.O relógio histórico teve de ser enviado à Suíça para ser consertado. Os dois itens são tidos como símbolos da dificuldade e delicadeza do processo de reparo

As obras incluem pinturas, esculturas e peças históricas. "Hoje o Governo Federal devolve à população obras que foram restauradas por 50 restauradores, entre professores e jovens estudantes bolsistas. Foram quase 2000 horas de trabalho desde 2 de janeiro de 2024. Além do laboratório de conservação, esses recursos viabilizaram o acesso de 500 estudantes da rede pública a uma extraordinária experiência de educação patrimonial, e a publicação de um livro que eterniza essa experiência", destacou o presidente do Iphan, Leandro Grass.


Comunicar erro

Comentários