O tabagismo pode desencadear o processo de menopausa mais cedo em mulheres, como indica um novo estudo publicado na revista cientĂfica BJOG: An International Journal of Obstetrics & Gynaecology. Segundo os pesquisadores, fumar 30 maços de cigarro por ano aumenta em 50% as chances da Ășltima menstruação acontecer de forma prematura
A pesquisa, realizada por uma equipe da Universidade Centro-Sul da China, também indica que é possĂvel reverter o cenĂĄrio: abandonar o tabagismo pode reduzir as chances de uma mulher ter menopausa precoce em até um terço. Para o estudo, foram analisados registros de saĂșde de quase 140 mil britânicas sem histórico de cirurgia ginecológica
De acordo com especialistas, o hĂĄbito de fumar causa a redução dos nĂveis normais de estrogĂȘnio, hormônio sexual feminino. No entanto, ainda não foi descoberto qual o mecanismo é o responsĂĄvel por tal efeito.
A menopausa costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, por isso, quando acontece aos 40 anos ou antes é chamada de prematura. Estudos anteriores, como um dos mais relevantes sobre o tema, publicado em 2017 na revista cientĂfica American Journal of Epidemiology, associaram o vĂcio em cigarros com o aparecimento prematuro da menopausa. Nesta pesquisa, os cientistas analisaram dados de 106 mil participantes americanas a partir de 20 anos de acompanhamento.
Dessa forma, foi apontado um risco quase duas vezes maior devido ao tabagismo em comparação com mulheres que relataram nunca ter fumado.
"Um risco menor aumentado foi observado entre ex-fumantes pesados. Entre as mulheres que relataram tabagismo leve no passado, nenhum risco aumentado foi observado. Além disso, observamos um risco aumentado de menopausa natural ocorrendo antes dos 40 anos entre fumantes atuais", escreveram os autores.
Fonte: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2025/01/06/mulheres-que-fumam-tem-maior-chance-de-entrar-na-m