O ano de 2025 traz a expectativa pelo retorno ao cinema de Superman, Avatar e Bridget Jones, além de novos filmes de Bong Joon-ho, Paul Thomas Anderson e Ryan Coogler.
Os críticos da BBC Caryn James (CJ) e Nicholas Barber (NB) reuniram 25 filmes com lançamento previsto para 2025. Confira a seguir:
Nada de brinquedos, peixes, monstros, carros, super-heróis, duendes nem emoções da Pixar em 2025. Desta vez, o estúdio de animação mais inteligente do cinema produziu um desenho sobre extraterrestres: Elio.
O herói é um menino tímido obcecado pelo espaço sideral. Ele se encanta ao ser transportado para o Comuniverso, o lar intergaláctico das formas de vida inteligentes de todo o espaço sideral. O único senão é que os extraterrestres pensam que ele é o líder supremo do planeta Terra.
O lançamento de Avatar: Fogo e Cinzas está programado para apenas três anos depois de Avatar: O Caminho da Água, a segunda parte da saga. O filme será lançado em dezembro de 2024
'Quarteto Fantástico: Primeiros Passos'
Os filmes de super-heróis da Marvel nunca recuperaram o ritmo desde o lançamento de Vingadores: Ultimato, em 2019.
Em 2023, o estúdio sofreu dois fiascos completos: As Marvels e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. E, em 2024, o único filme da Marvel foi Deadpool & Wolverine, que se destacou pelo uso de personagens de outros estúdios, fora do Universo Cinemático da Marvel, de propriedade da Disney.
Mas a Marvel pretende emplacar em 2025 três possíveis sucessos de bilheteria.
Em fevereiro, ocorre o lançamento de Capitão América: Admirável Mundo Novo, com Anthony Mackie como o novo Capitão América e Harrison Ford como o Hulk Vermelho.
Em maio, é a vez de Thunderbolts, que reúne diversos personagens secundários e anti-heróis, como Yelena Belova (Florence Pugh) e Bucky Barnes (Sebastian Stan).
Mas a produção mais aguardada da Marvel é Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, com Pedro Pascal e Vanessa Kirby.
A aventura de ficção científica retrofuturista se passa nos anos 1960, quando foi lançada a história em quadrinhos original de Stan Lee e Jack Kirby. Por isso, ela pode parecer diferente de qualquer outro filme da Marvel.
De qualquer forma, esta pode ser apenas uma versão melhorada do último filme do Quarteto Fantástico, de 2015, que foi um dos maiores fracassos da história dos filmes de super-heróis. (NB)
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos tem lançamento previsto para julho de 2025.
Os dois principais estúdios produtores de filmes de super-heróis de Hollywood irão apresentar relançamentos em 2025.
A Marvel passa por uma suave reinicialização. Suas histórias irão se concentrar em um novo grupo de personagens, mas serão passadas no mesmo universo ficcional de todos os seus filmes anteriores.
Já a DC traz um quadro totalmente novo. Isso significa que o Superman de Henry Cavill, o Batman de Ben Affleck, a Mulher Maravilha de Gal Gadot e os demais não irão reaparecer. Provavelmente, uma mudança para melhor.
James Gunn (Guardiões da Galáxia, 2014-2023, e O Esquadrão Suicida, de 2021) agora supervisiona o novo universo DC, o que já é uma indicação de que o filme deste ano pode ser mais leve e engraçado que os últimos do estúdio. E Gunn também dirigiu o primeiro longa ambientado neste novo universo: Superman.
David Corenswet (Twisters, 2024) é o novo ator a interpretar o homem de aço, enquanto Rachel Brosnahan (da série A Maravilhosa Sra. Maisel, 2017-2023) interpreta Lois Lane e Nicholas Hoult é o malvado Lex Luthor.
O trailer também indica a presença de vários outros super-heróis da DC, como Krypto, o Supercão. (NB)
Superman tem lançamento previsto para julho de 2025
Este será um grande ano para live actions de desenhos animados.
Em maio, a Disney lança Lilo & Stitch e, no mesmo mês, a Universal e a DreamWorks apresentam Como Treinar o Seu Dragão. Mas podemos considerar que Stitch e os dragões serão imagens geradas por computador, não live actions propriamente ditos.
O remake que realmente invadiu as manchetes é Branca de Neve, a nova versão do primeiro longa-metragem animado da Disney, Branca de Neve e os Sete Anões (1937).
O novo filme gerou controvérsias nas redes sociais por todo tipo de motivos, desde a etnia e a posição política dos atores, até o roteiro criado por autores como Greta Gerwig (Barbie, 2023).
O filme redefine Branca de Neve (interpretada por Rachel Zegler) como uma líder rebelde que promove uma revolução contra sua madrasta malvada (Gal Gadot).
Vamos esperar que todas essas controvérsias não reduzam a magnitude do filme. (NB)
Branca de Neve tem lançamento previsto para março de 2025.
Guillermo del Toro já fazia filmes de terror elevado antes mesmo de surgir essa denominação. Basta olhar para Cronos (1993).
Em Frankenstein, o cineasta traz sua versão única daquela que é a história de terror definitiva – o eterno conto gótico de Mary Shelley (1797-1851) sobre as ambições científicas do Dr. Viktor Frankenstein, a humanidade do seu monstro e a busca da imortalidade.
Oscar Isaac interpreta Frankenstein, com um olhar louco e demoníaco, e Jacob Elordi é o monstro.
A época do filme corresponde ao romance de Shelley, publicado em 1818. E algumas indicações no laboratório levam ao filme clássico de 1931.
O projeto vem sendo apurado em diversas formas desde 2008 – e, na mente de Del Toro, por muito mais tempo.
"Frankenstein, para mim, é o pináculo de tudo", declarou ele, em 2016. "Parte de mim quer fazer uma versão dele e outra parte vem se esquivando da tarefa há mais de 25 anos."
Em um mundo repleto de filmes sobre Frankenstein, não há nenhum que eu queira ver mais do que o de Guillermo del Toro. (CJ)
Frankenstein tem lançamento previsto para 2025.