Uma das funções do vereador é propor ideias e confrontar percepções equivocadas, dentro dos trâmites e limites de sua atuação, devendo também rever as leis equivocadas ou que não se aplicam mais. Foi o que fez o Vereador, Arquiteto e Urbanista, Fábio Luís com a proposição, aprovação e sanção da Lei nº 4.756 de 21 de dezembro de 2021.
Com essa norma, foi revogada a Lei Municipal nº 3.336, de 04 de janeiro de 2010, que considerava uma grande árvore seringueira, na Rua dos Missionários, no bairro Jardim Caramuru como patrimônio tombado. O tombamento de arvores serve para proteger e conservar espécies, no entanto, a arvore estava "condenada" e ocupava uma enorme extensão da via.
Em abril de 2024, a Secretaria Municipal de Governo mandou ofício ao vereador Fábio Luis (Republicanos) informando que o corte havia sido incluído no cronograma de trabalho da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. No entanto, A "super-árvore" caiu na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, na área central de Dourados.
As imagens são impressionantes, a seringueira acertou pelo menos dois carros e destruiu a maior parte da lateral de uma residência, a via segue desobstruída e equipes se deslocaram até o local
Fotos: Professor Juninho