O atual presidente da Camara de Deputados, Arthur Lira (PP-AL), autorizou aos deputados o registro de presença remota nesta semana. Na decisão, assinada e publicada nesta segunda-feira (26/08), não hĂĄ justificativa oficial.
Segundo a imprensa de BrasĂlia a autorização acontece a pedido dos parlamentares, que alegam dificuldade de deslocamento a BrasĂlia, diante do crescente cancelamento de voos por causa da nuvem de fumaça que toma parte do PaĂs, inclusive a capital federal.
O home office foi autorizado na mesma semana em que começa a distribuição do fundo eleitoral para as campanhas de prefeitos e vereadores. Em meio a cortina de fumaça que paira sobre o Brasil, o trabalho remoto pode acabar ajudando candidatos que esperam apoio de Deputados Federais.
IndĂȘncidos
Nas Ășltimas 48 horas, o Brasil teve quase 4.500 focos de incĂȘndio, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde o inĂcio de 2024, jĂĄ foram praticamente 107 mil focos, um aumento de 75% em relação ao ano passado. Neste fim de semana, os estados recordistas de focos de incĂȘndio foram ParĂĄ, Mato Grosso e Amazonas. 161 pessoas jĂĄ foram presas em 2024 em razão de incendios criminosos.
Os incendios tem acontecido hĂĄ muitos dias, em varios locais, no entanto, uma onda de incĂȘndios no interior de São Paulo deixou 48 cidades em estado de alerta para queimadas. Os fogos, que começaram na sexta-feira (23), jĂĄ provocaram duas mortes.
O governador do Estado, TarcĂsio de Freitas, decretou situação de emergĂȘncia, por 180 dias nos municĂpios afetados. Segundo o governo estadual, 15.335 pessoas estão envolvidas nos trabalhos de combate às chamas e orientação à população. Um gabinete de crise e um posto avançado de emergĂȘncia foi montado em Ribeirão Preto.