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Gigantes de bebidas e alimentos vão investir R$ 120 bi no Brasil até 2026

Por Redação em 24/08/2024 às 19:16:38

Há planos bilionários das processadoras de carnes brasileiras JBS e BRF e das fabricantes globais Nestlé, Unilever, Mondelez, General Mills e Kellanova — criada ano passado, para cuidar das marcas de salgadinhos da Kellogg, fabricante de cereais matinais, e que acaba de ser comprada pela também americana Mars, dos chocolates M&M"s e Snickers.

Estão investindo ainda a Coca-Cola e produtoras agrícolas nacionais e multinacionais que têm marcas de varejo, como Cargill, Bunge e Coama Alimentos.

O plano da Nestlé, de R$ 7 bilhões de 2023 a 2026, é o maior da história da gigante suíça no país. O plano da Nestlé tem três projetos principais. Um é a construção de uma fábrica de ração para animais domésticos, da marca Purina, em Vargeão (SC), que custará mais de R$ 1 bilhão e deverá ficar pronta no início de 2025, segundo Bastos.

Os outros são as expansões da fábrica de chocolates em Caçapava (SP), com mais uma linha para produzir Kit Kat, que acaba de ser inaugurada, e da unidade de cafés em Araras (SP), para investir no produto torrado e moído para além do solúvel, do carro-chefe Nescafé.

No mercado de salgadinhos, antes da aquisição pela Mars, a Kellanova ampliou a linha de produção da batata Pringle"s, na fábrica de São Lourenço do Oeste (SC). Foram investidos R$ 250 milhões no ano passado, mas a empresa evita informar detalhes dos valores do plano de investimentos.

A aquisição incluiu o complexo fabril da Parati em Santa Catarina, onde, em 2019, a multinacional montou a linha de produção das batatas Pringle"s, a única na América Latina. Com a expansão do ano passado, a fábrica do Brasil está entre as três maiores da Kellanova no mundo, afirma Evelyne.

Este ano, o foco dos investimentos é ampliar a distribuição da Pringle"s no Nordeste, passando dos atuais 7 mil pontos de venda na região para 25 mil.

Dona de marcas como Doritos, Ruffles e Cheetos, a PepsiCo investiu R$ 1,2 bilhão ano passado. Nos últimos quatro anos, seu faturamento no mercado de salgadinhos quadruplicou, diz a empresa. Este mês, a gigante americana anunciou que instalará no Brasil uma unidade de seu hub de inovação PepsiCo Labs, para liderar o projeto na América Latina.

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