A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, nesta quarta-feira (12), o primeiro caso de febre do Oropouche em mato grosso do sul. a paciente é mulher de 42 anos, moradora de campo grande.
A doença é transmitido por mosquito, tem sintomas semelhantes ao da dengue e tem registrado aumento de casos no brasil. conforme a SES, o provável local de infecção é a bahia. isto porque a mulher viajou recentemente para este estado.
A febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus, que foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960, desde então, casos isolados e surtos foram relatados no brasil, principalmente, nos estados da região amazônica. Também já foram relatados casos e surtos em outros países das américas central e do sul (Panamá, Argentina, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela).
A transmissão é feita principalmente por mosquitos da espécie 'maruim' ou 'mosquito-pólvora.
Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no sangue do mosquito por alguns dias. quando esse mosquito pica outra pessoa saudável, pode transmitir o vírus para ela.
Os sintomas da febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.
Não existe tratamento específico. os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento da rede de saúde.