Anuncie aqui!

Mato Grosso do Sul registra primeiro caso de febre aropouche

Os sintomas da febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.

Por Redação em 13/06/2024 às 10:56:46

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, nesta quarta-feira (12), o primeiro caso de febre do Oropouche em mato grosso do sul. a paciente é mulher de 42 anos, moradora de campo grande.

A doença é transmitido por mosquito, tem sintomas semelhantes ao da dengue e tem registrado aumento de casos no brasil. conforme a SES, o prov√°vel local de infecção é a bahia. isto porque a mulher viajou recentemente para este estado.

A febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus, que foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960, desde então, casos isolados e surtos foram relatados no brasil, principalmente, nos estados da região amazônica. Também j√° foram relatados casos e surtos em outros países das américas central e do sul (Panam√°, Argentina, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela).

A transmissão é feita principalmente por mosquitos da espécie 'maruim' ou 'mosquito-pólvora.

Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no sangue do mosquito por alguns dias. quando esse mosquito pica outra pessoa saud√°vel, pode transmitir o vírus para ela.

Os sintomas da febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, n√°usea e diarreia.

Não existe tratamento específico. os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintom√°tico e acompanhamento da rede de saúde.

Comunicar erro

Coment√°rios