Segunda, 17 de Junho de 2019
(67) 9 8139-0667

publicidade
 
21/02/2019 - 23:20
Após ordem para fechar fronteira, venezuelanos correm para comprar mantimentos no Brasil
Fronteira foi fechada na noite desta quinta-feira (21); na quarta tanques foram vistos em cidade fronteiriça. Em Pacaraima, comércios ficam lotados: 'correndo contra o tempo'.
- Foto:G1 divulgação

Em meio à ordem do presidente da Venezuela Nicolás Maduro para fechar a fronteira com Brasil na noite desta quinta-feira (21), venezuelanos entraram no país para comprar estoques de mantimentos em Pacaraima (RR).

"Estamos correndo contra o tempo o mais rápido possível para poder passar antes que a fronteira feche", disse o venezuelano Genson Medina, de 22 anos, que nesta tarde comprava mantimentos em um comércio de Pacaraima,  onde há intensa movimentação, antes do fechamento da fronteira, que aconteceu às 20 horas (horário local)

No pronunciamento, o líder chavista disse que a fronteira entre os dois países seria "fechada total e absolutamente até novo aviso". Às 20 horas, começou o bloqueio.

O anúncio de Maduro foi feito em meio à pressão para que ele permita a entrada de ajuda humanitária oferecida pelos EUA e por países vizinhos, incluindo o Brasil, após pedido do auto-proclamado presidente interino Juan Guaidó. Maduro vê a oferta dessa ajuda como uma interferência externa na política do país.

Em Brasília, o governador do estado, Antônio Denarium (PSL), disse acreditar que, embora crie um "clima tenso" na região, a decisão do presidente da Venezuela Nicolás Maduro de fechar a fronteira com o Brasil não impedirá a entrega de alimentos e medicamentos aos cidadãos do país vizinho.

Um dia antes do anúncio de Maduro, o exército venezuelano movimentou tanques na cidade de Santa Elena de Uairén, a 15 Km da divisa com Brasil, na tarde de quarta-feira (20). 

A movimentação foi registrada por moradores e divulgada em redes sociais. Ela ocorreu um dia após governo brasileiro anunciar que, em cooperação com os Estados Unidos, vai ofertar ajuda humanitária ao país a partir de sábado (23).

 

Deixe seu Comentário
publicidade
Facebook

facebook googleplus pinterest twitter